A Associação Reciclus, que possui uma parceria com a Apras, já implantou em Curitiba e Região metropolitana oito pontos de coleta de lâmpadas velhas ou queimadas. O objetivo é oferecer à população alternativas para o descarte correto desses materiais tão nocivos ao meio ambiente. A iniciativa envolveu diversos segmentos da sociedade e atende à determinação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), a Lei Federal nº 12.305/2010 que fala na responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e na logística reversa (LR) como soluções para o descarte correto de itens que podem causar danos ao meio ambiente.

A implantação dos pontos de coleta segue os critérios técnicos indicados no Acordo Setorial, como número de habitantes, área urbana, densidade populacional, domicílios com energia elétrica, poder aquisitivo, infraestrutura viária e acessibilidade. Até o final de 2017, a Reciclus pretende implantar 18 pontos no Paraná.

A iniciativa é voltada exclusivamente às lâmpadas de uso doméstico, sejam elas fluorescentes, de vapor de mercúrio, sódio e metálico, além das lâmpadas de luz mista.

O processo de separação dos componentes utiliza tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e em ambiente controlado, para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Basicamente, separam-se os componentes de metal (terminais de alumínio, soquetes, e estruturas metálicas), o vidro (em forma de tubo, ou outra), o pó fosfórico (pó branco contido no interior) e, principalmente, o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Pontos de descarte

– Abage 1 (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 5.221, Hauer, Curitiba)

– Abage 2 (Rua General Mario Tourinho, nº 2.489, Seminário, Curitiba)

– Andra Curitiba (Rodovia BR 116, nº 16.930, Xaxim, Curitiba)

– Carrefour Pinhais (Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, nº 10.154, Maria Antonieta, Pinhais).

– Extra Kennedy (Av. Presidente Kennedy, nº 1.000, Rebouças, Curitiba).

– Extra Alto XV (Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, nº 230, Cristo Rei, Curitiba).

– Festval Centro Cívico (R. Mateus Leme, nº 1.850, Centro Cívico, Curitiba).

– Festval Santa Felicidade (R. Professor Francisco Zardo, nº 58, Santa Felicidade, Curitiba).