A Associação Paranaense de Supermercados destaca que está atenda a todas as recomendações das autoridades governamentais e de saúde e que vem orientando seus associados para que tomem todos os cuidados necessários para minimizar a propagação do COVID-19 (Coronavírus).

Os supermercados fazem parte de atividade essencial e vão continuar funcionando normalmente.  Realmente, o movimento nos supermercados foi muito intensificado nos últimos dias, mas não existe, até o momento, risco de desabastecimento, até mesmo porque os supermercados trabalham com um estoque de 30 a 45 dias.

Entre os produtos mais procurados nesta última semana estão os itens de limpeza e higiene pessoal, como álcool gel e papel higiênico.

As indústrias no Brasil estão trabalhando normalmente para suprir o abastecimento do consumidor, inclusive com ociosidade. Desta forma, nas circunstâncias atuais, não existem motivos para a falta de produtos nos supermercados. A situação só pode se complicar caso o vírus se alastre e os funcionários das indústrias fiquem impossibilitados de trabalhar, o que vai diminuir a produção e a oferta.

A maior preocupação do setor no momento é com a saúde da população e a contenção do vírus, por isso, a Apras pede para que as pessoas não entrem em pânico e que evitem estocar alimentos.

Estamos orientando nossos associados para que disponibilizem em suas lojas sabonete antibacteriano nos banheiros, álcool gel em pontos estratégicos e que mantenham seus carrinhos de compras e corrimões sempre higienizados. Também orientamos que os supermercados que possuam ar condicionado mantenham os componentes do sistema limpos de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos.

Isso já representa uma grande vantagem na prevenção de transmissão de qualquer vírus.

Para minimizar ainda mais os riscos, é importante que todos adotem as seguintes precauções:

• Lave as mãos frequentemente e cuidadosamente com sabão por pelo menos 20 segundos;
  • Cumprimente evitando apertar as mãos;
  • Procurar manter um metro de distância das pessoas;
  • Evite tocar seu rosto, olhos, nariz ou boca o máximo que puder;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço – em seguida, jogar fora o lenço e higienizar as mãos;
  • Carregue consigo álcool em gel;
  • Se você viajou recentemente para uma área de alto risco ou entrou em contato com qualquer pessoa com a infecção por coronavírus, pode ser necessário manter-se em quarentena;
  • Procurar avaliação médica se tiver febre ou sintomas semelhantes aos da gripe.

Com estas atitudes preventivas estamos certos de que podemos minimizar a propagação do vírus e fazer a nossa parte para garantir a segurança de todos.

Atenciosamente,

Apras – Associação Paranaense de Supermercados.