Tanto os supermercados quanto os varejos sofrem com perdas de produtos. Essas podem ocorrer em diversos momentos da operação, podendo ser desde o momento do recebimento da mercadoria até o instante em que ela chega ao ponto de venda. 

Para evitar que que isso ocorra, aí vão algumas dicas para facilitar a operação e alcançar os melhores resultados na sua empresa. 

 

Identifique os furtos e as perdas

Furto de mercadorias dentro dos estabelecimentos físicos é um incidente considerado comum e ocorre frequentemente nos supermercados. 

Os criminosos escondem os produtos em mochilas, bolsas, roupas e até mesmo no guarda-chuvas – os itens mais visados por esse público são aqueles que custam mais. 

Outros casos comuns são os “desvios”, furtos cometidos pelos próprios colaboradores da empresa como, por exemplo, passar produtos sem fazer o registro da compra ou registrar um produto mais caro como se fosse tivesse o valor inferior para se favorecer. 

O consumo dentro do próprio estabelecimento, sem que a compra seja concretizada, também costuma acontecer com frequência. 

A solução mais indicada para evitar que casos assim aconteçam é a implantação de sistemas de segurança, como aplicativos de gestão, monitoramento por câmeras e etiquetas eletrônicas que disparam alarmes, por exemplo. 

 

Tenha uma gestão de estoque eficiente

Outro problema que afeta os supermercadistas e varejistas é a perda de produtos por vencimento de validade, por esse fator é essencial que haja uma boa gestão de estoque na empresa. 

Além disso, ter em mente gastos com armazenamento e deterioração é de suma importância, por isso há no mercado softwares adequados para a monitoração de produtos capazes de informar o tempo e a quantidade das mercadorias armazenadas. 

 

Ofereça treinamento a sua equipe

Ao oferecer treinamentos à equipe, o supermercadista também evita perdas de mercadorias. Treinar os colaboradores em geral, sejam eles da equipe de segurança, venda, repositores ou os responsáveis pelo controle de estoque, é fundamental para que todos os processos da operação funcionem da melhor maneira. 

 

E aí, gostou das dicas? Não deixe de acompanhar nosso blog, estamos desenvolvendo conteúdos exclusivos para vocês.