João Galassi, presidente da ABRAS, toma posse na presidência da UNECS | JValério

João Galassi, presidente da ABRAS, toma posse na presidência da UNECS

28/03/2023

Compartilhe essa notícia

Evento aconteceu em Brasília, dia 21 de março, em conjunto com a posse da nova diretoria da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS)

O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, foi empossado nesta terça-feira, dia 21 de março novo presidente do Instituto União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para o período 2023-2025. Em cerimônia para convidados, também tomou posse diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS). A solenidade teve início, às 20h, no Porto Vittoria, em Brasília (DF) e reuniu as principais lideranças institucionais e políticas do setor.

 

João Galassi recebeu a presidência da entidade das mãos de José César da Costa, presidente da Confederação Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (CNDL), e que liderou a UNECS entre de março de 2020 e a março de 2023.

 

Eleito no último dia 8 de fevereiro, Galassi destacou a importância do trabalho conjunto da FCS e da UNECS. “A coesão das duas contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor que mais emprega e gera renda no país, com a promoção de atividades de impacto para o comércio e serviços, mas, sobretudo, defendendo, no Congresso Nacional, as pautas fundamentais para o setor que, por consequência geram impacto em toda a sociedade brasileira.”

 

João Galassi, em seu discurso de posse, agradeceu a presença de todas as autoridades e as associações e seus respectivos presidentes que fazem parte da UNECS e contou uma novidade, o ingresso da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, presidido por João Carlos de Oliveira, na UNECS. Frisou também a importância da UNECS e seu objetivo de ser a voz ativa do setor e comércio, fortalecendo o setor, além de trabalhar em prol da sociedade e do país. Apresentou também as cinco pautas prioritárias da entidade.

 

Diretoria da FCS

 

A presidência da FCS será dividida entre o senador Efraim Filho (União Brasil-PB), e o deputado Domingos Sávio (PL-MG). Já a diretoria da FCS será composta por mais 25 parlamentares divididos em vice-presidências regionais e coordenações temáticas.

 

“A FCS é a voz do setor que mais emprega e mais paga tributos no Brasil. Que precisa ter uma voz ativa e efetiva no Congresso Nacional, principalmente em um ano que se espera votar a reforma tributária”, salienta o senador Efraim Filho (União-PB), que segue à frente da FCS, representando o grupo no Senado Federal.

 

Até o momento, a FCS conta com a assinatura de 207 parlamentares, sendo 184 deputados e 23 senadores. A novidade na composição da FCS nesta legislatura é a criação de três novas coordenações: a Coordenação de Empreendedorismo Feminino, que ficará a cargo da deputada Greyce Elias (AVANTE-MG); a Coordenação de Ambiente de Negócios, que ficará com o deputado Sidney Leite (PSD-AM); e a Coordenação do Setor de Serviços, que será liderada pelo Deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

 

Já o deputado Domingos Sávio (PL-MG), que assume a presidência da FCS na Câmara dos Deputados ressalta a amplitude do trabalho de deputados e senadores da Frente no parlamento. “Essa é uma frente suprapartidária. Não tem esse negócio de direita e esquerda. Aqui tem compromisso com quem empreende e tem seu comércio. Lidamos com um segmento que está em contato com todas as esferas da sociedade”.

 

Sobre o Instituto UNECS

 

Fundado em 2014, o Instituto UNECS é atualmente formado pelas mais expressivas entidades do setor: ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados; ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados; ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; AFRAC – Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços; ANAMACO – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção; CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil e CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Junto ao Executivo e ao Legislativo Federal, através da FCS, oInstituto UNECS representa a força e a organização político-institucional do varejo.

 

Tem como objetivo primordial defender os interesses dos setores de comércio e serviços, contribuindo para o debate e para o intercâmbio de ideias. Desempenha papel fundamental para o setor ao representar as entidades que o compõem em pleitos tributários, trabalhistas, econômicos, de infraestrutura, de empreendedorismo e outros, buscando não apenas a melhoria do ambiente de negócios no país, mas também a eficiência e a competitividade para toda a cadeia nacional de abastecimento.

 

Voz ativa do setor do comércio e serviços, o Instituto UNECS visa contribuir para o fortalecimento dos segmentos do comércio e serviços que, juntos, representam 67,5% do PIB brasileiro. Além disso, a UNECS representa os responsáveis por 65% das operações de crédito e débito e pela geração de 27 milhões de empregos diretos no país. Detentor de 57% dos postos de trabalho no Brasil o setor contabiliza 77% dos estabelecimentos ativos no país, por meio dos quais se relaciona com cerca de 190 milhões de cidadãos brasileiros.

 

 Sobre a Frente Parlamentar do Comércio e Serviços

 

Desde a sua criação, em 2015, a FCS é ponto de referência para seus membros com destaque para atividades como elaboração, tramitação e aprovação de propostas relevantes para o comércio e serviços no Congresso Nacional; fomento do diálogo entre as duas Casas e o setor; aproximação dos membros do parlamento e geração de impacto positivo para o setor privado ao trabalhar como protagonista no desenvolvimento de grandes e importantes avanços nacionais. Por meio de sua atuação no parlamento, a FCS contribui ativa e decisivamente para o desenvolvimento da economia brasileira ao defender a geração de empregos, o aumento da produtividade e a redução da insegurança jurídica.

 

Com o apoio do Instituto UNECS, a FCS vem promovendo atividades relevantes para o setor, tais como debates sobre políticas públicas; estudos de impacto regulatório; avaliação e o acompanhamento de propostas legislativas. Uma das mais expressivas Frentes Parlamentares no Congresso Nacional, na atual Legislatura, a FCS já conta com a assinatura de 207 parlamentares, sendo 184 deputados e 23 senadores.

Fonte: SuperHiper

Compartilhe essa notícia

Outras notícias