Em um cenário tão competitivo como o do setor supermercadista, que trabalha com muitas variáveis que impactam nos resultados, a produtividade vem ganhando cada vez mais importância, pois demanda mais de organização do que de grandes investimentos. Segundo a RP Info, especializada em soluções ERP para o varejo, a automação dos processos de loja com os sistemas da empresa pode aumentar a produtividade de um supermercado em aproximadamente 30%.

“A automação faz com que os colaboradores trabalhem exatamente naquilo que precisam, com menos retrabalhos, ociosidade ou perda de tempo com atividades que podem ser realizadas automaticamente pelo próprio software”, afirma o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento.

Os consumidores também estão mais exigentes e fiéis à estabelecimentos produtivos, com uma área de vendas organizada e projetada para facilitar a correria diária. “Eles procuram por supermercados em que a compra flua de maneira tranquila, sem interferências como a falta de produtos ou mercadorias vencidas. Para isso, nada melhor que utilizar bons sistemas de gestão e automação comercial”, destaca Nascimento.

Neste cenário em que predominam consumidores mais apressados e exigentes, os checkouts não podem parar o atendimento por falhas no sistema. Por isso, a RP Info possui sistemas integrados, mas com PDV’s que trabalham de maneira independente, garantindo que o atendimento nunca seja interrompido. “Assim, as lojas não correm o risco de perder vendas, o atendimento na frente de caixa não para e os clientes saem satisfeitos”.

Outra solução da RP Info que torna as compras ainda mais ágeis e práticas é o self-checkout, que além de darem um toque ainda mais moderno e futurista aos empreendimentos, também levam mais conveniência e comodidade ao consumidor. Uma das novidades neste tipo de atendimento é o Glory, um self checkout inteligente que além de aceitar pagamentos nos cartões de crédito e débito, também aceita dinheiro. Outro diferencial do equipamento que proporciona um serviço a mais para os clientes é a possibilidade de realizar pagamentos de boletos em dinheiro.

“Para se manter competitivo no mercado, além de buscar formas de elevar a produtividade e rentabilidade, é fundamental que as empresas entreguem uma experiência de compras satisfatória aos clientes”, finaliza o diretor.