O setor supermercadista brasileiro acumula, até abril, alta real de 2,26% – deflacionadas pelo IPCA/IBGE, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. No mês passado, as vendas apresentaram queda real de -2,42% na comparação com março e alta de 8,05% em relação a abril de 2018. 

“A queda mensal foi influenciada pelo efeito calendário. Em março, tivemos um final de semana a mais que em abril. Pode parecer pouco, mas as vendas dos supermercados apresentam grande concentração nesses dias. No acumulado, após o efeito calendário da Páscoa, o fechamento do quadrimestre apresentou resultado positivo, voltando ao patamar do primeiro bimestre de 2019, acima dos 2,00%”, destaca o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo Neto.

Sanzovo ressalta, ainda, que, como é feito tradicionalmente pela entidade, no mês de julho a ABRAS irá divulgar o fechamento das vendas do primeiro semestre, e também, se irá manter ou revisar a projeção inicial de crescimento do setor para o ano, de 3,00%.

 

 

Abrasmercado

 

Em abril, a cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 0,61%, passando de R$ 482,07 para R$ 485,03. No acumulado dos últimos 12 meses (abril 2019/abril 2018), a cesta apresentou crescimento de 10,10%.

As maiores quedas de preço no mês de março foram registradas nos produtos: feijão, farinha de mandioca, açúcar e desinfetante. As principais altas foram nos itens: tomate, cebola, ovo e batata. Confira a tabela abaixo: