Neste dia 9 de junho, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu uma sessão solene para homenagear o empresário Carlos Beal. Sócio-proprietário e diretor de Marketing da rede de supermercados Festval, ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba, honraria destinada a personalidades não nascidas na capital, mas que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

O autor da lei que deu origem à homenagem é o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). A honraria (lei municipal 15.985/2022) foi aprovada pela Casa em abril deste ano. Carlos Beal nasceu na cidade de São Valentim (RS), em 1959, e é filho de comerciantes. A empresa da família tem 50 anos de existência e é uma das maiores no ramo do varejo alimentício do Paraná. Atualmente, é o presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados).

“A rede Festval chegou em Curitiba no ano de 2003, com três lojas, que empregavam 450 pessoas. Hoje, são 17, com 3.700 colaboradores. O empresário Carlos Beal mora há 20 anos em Curitiba, criou vínculos com o município, representando uma tradição familiar, uma vocação que passou dos pais para os filhos, em cinco décadas de história. Precisamos incentivar quem gera empregos”, defendeu o vereador, na data da aprovação da homenagem, em 1º turno.

Cidadania Honorária
A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A honraria é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba