A nova linha Porco e Brasa traz cortes especiais como Ancho, Belly Rib, Assado de Tiras e Pancetta Piano, ideais para preparar na churrasqueira; Paraná representa 25% do faturamento da indústria paranaense
A Alegra, indústria de alimentos sediada em Castro (PR), vai participar de mais uma edição do ExpoApras, a tradicional convenção promovida pela Associação Paranaense dos Supermercados. O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de abril, no Expotrade em Pinhais. Para a feira, a marca paranaense vai apresentar a linha Porco e Brasa, um dos principais lançamentos da companhia para 2023.
Segundo Luiz Morelli, superintendente da Alegra, o evento paranaense foi escolhido para marcar o lançamento pela representatividade que o estado tem para a indústria. “O Paraná representa 25% do faturamento da Alegra e comercializamos para cerca de 1300 clientes. Por isso, decidimos trazer para o ExpoApras deste ano uma das principais novidades da Alegra para 2023”, destaca o executivo da companhia.
A nova linha Porco e Brasa foi criada para ser o segmento premium de produtos da Alegra. São cortes especiais, como Ancho, Belly Rib, Assado de Tiras e Pancetta Piano, entre outros, ideais para preparar na churrasqueira. “A carne de porco é um produto muito versátil e queremos com esse lançamento demonstrar como ela pode estar presente em todas ocasiões, do dia a dia ao churrasco de domingo entre amigos e família”, destaca Morelli.
Ao todo, a linha contará com 12 cortes embalados à vácuo, com versões in natura ou já temperadas. “Nossa expectativa após apresentar a novidade ao mercado na ExpoApras é disponibilizar os produtos nas gôndolas paranaenses até o final de abril”, ressalta o superintendente da Alegra.
CRESCIMENTO E EXPANSÃO
Além de apresentar a nova linha, a Alegra também quer aproveitar a feira para comunicar o crescimento da companhia, que recentemente inaugurou um novo Centro de Distribuição em São Paulo para ampliar ainda mais sua presença no mercado paulista. “O evento da Apras é fundamental para estreitar relacionamentos com nossos parceiros e promover networking no estado em que a Alegra deu seus primeiros passos, mostrando que hoje já é uma indústria com grande presença em vários estados e participação importante na exportação de carne suína para dezenas de países”, destaca Morelli.
Sobre a Alegra Foods
Com um olhar apurado para as demandas do amanhã, nasce a Unium: uma intercooperação entre três grandes Cooperativas de origem holandesas sediadas no Paraná: Frísia, Castrolanda e Capal. Em seu portfólio, a Unium conta com as operações de lácteos: Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso, e farinha de trigo: Herança Holandesa e de carne suína: Alegra.
A Alegra abate e desossa 3500 mil suínos ao dia e industrializa mais 3 mil toneladas de carne por mês. Atualmente, a empresa conta com uma estrutura de 49mil m² construídos, na cidade de Castro (PR), emprega mais de 1.600 colaboradores diretos e contribui para o fomento do agronegócio e desenvolvimento da região dos Campos Gerais com o envolvimento de mais de 5 mil famílias cooperadas. Hoje, os alimentos que integram o portfólio da marca Alegra são encontrados em território nacional e exportados para mais de 32 países ao redor do mundo.
Em 2022 a Alegra, se tornou a primeira empresa brasileira do ramo de alimentos a obter as Declarações Ambientais de Produto (ou EPD, do inglês, Environmental Product Declaration), oferecida pela EPD Brasil, parceira do programa internacional EPD System. A certificação é válida para dois produtos in natura, a sobrepaleta e o carré, e para outros quatro industrializados: salame, bacon em fatias, linguiça frescal para churrasco e presunto defumado. Somada às certificações de Bem-Estar Animal QIMA/WQS e IFS Food, versão 7.0, comprovam que fazer bem-feito é a receita para um produto bom.