APRAS participa do lançamento do HIPELAB | JValério

APRAS participa do lançamento do HIPELAB

14/11/2022

Compartilhe essa notícia

A Associação Paranaense de Supermercados esteve presente na inauguração do HIPELAB – um supermercado tecnológico que atuará no desenvolvimento de soluções, testes e pesquisas para o varejo. A novidade é um laboratório no formato de um supermercado funcional, que já inicia suas operações com 25 inovações tecnológicas voltadas para gestão inteligente com foco na experiência do consumidor.

O HIPELAB tem como fundadores o Centro de Inovação HIPE, a RP Info, especialista em sistemas para gestão e automação para o varejo, e a Siga Cred, administradora de serviços financeiros. Todos são grandes parceiros da Apras e do setor supermercadista paranaense.

“O setor supermercadista é muito dinâmico, por isso a inovação e a tecnologia são essenciais para manter um negócio competitivo. A RP Info já é referência em softwares e é uma grande parceira da Apras e de todos os varejistas do estado e, com o HIPELAB, essa parceria será ainda mais intensa”, afirma o superintendente da Apras, Valmor Rovaris.

O laboratório tem como objetivo gerar inteligência de mercado e atuar na validação de novas tecnologias e soluções para o segmento varejista. “O HIPELAB atuará como um showroom de tecnologias e tendências para que o varejista possa ter uma experiência imersiva no futuro do setor. Além de testar as inovações, poderemos demonstrar cada novidade de maneira prática e realista”, disse o COO do HIPE, Ricardo Pontes.

Por contar com uma plataforma de testes, o HIPELAB agirá como um facilitador para que as ideias e as startups cheguem ao mercado mais rapidamente. “Hoje, existe uma certa dificuldade para conseguir um supermercado disposto a assumir os riscos de testar uma nova solução e o HIPELAB cumprirá esse papel. Assim, quando os empreendedores forem comercializar as suas soluções, já oferecerão algo testado, validado e pronto para operar”, explica Pontes.

Essa parte do projeto é denominada de Laboratório Nível 1 e está localizado na sede do HIPE, no coração do Vale do Pinhão, em Curitiba. O espaço é um ambiente totalmente controlado e funcional, onde serão testadas as soluções desenvolvidas pelos associados do Instituto e startups do HIPE. Após essa fase, a solução será testada no Laboratório Nível 2 – um supermercado da rede Verde Mais (associado do HIPE). Depois disso, a tecnologia já estará apta para ser utilizada no varejo.

“A inovação deve fazer parte do DNA dos varejistas, é uma questão de sobrevivência e o HIPELAB materializa essa necessidade do setor”, destaca o diretor da Apras e CEO e fundador do Verde Mais, Helton Parizotto.

A novidade chega para complementar os demais trabalhos realizados no HIPE Innovation Center, considerado o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo.

Para participar do HIPELAB, é necessário preencher o cadastro no site www.hipe.cc/lab informando o interesse em ser associado e aguardar a análise.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias