O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 1,21% em janeiro na comparação com janeiro do ano passado – resultado dentro do patamar observado nos últimos três anos. Na comparação com dezembro houve queda de -22,01%, de acordo com o acompanhamento mensal da Associação Brasileira de Supermercados – ABRAS.
O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O consumo recua tradicionalmente no início do ano devido ao pagamento de impostos e despesas com educação. A exemplo dos anos anteriores, ele tende a ser maior no final do trimestre, com o menor comprometimento da renda e a chegada da Páscoa”, analisa o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.
Neste primeiro trimestre devem contribuir para o aumento do consumo o pagamento antecipado de 31 bilhões em precatórios, o pagamento – a partir de fevereiro – do PIS/PASEP para 28 bilhões de trabalhadores (3 bilhões a mais do que o valor pago no calendário 2023), a manutenção dos programas de transferência de renda (Bolsa Família e Auxílio-gás), bem como, o reajuste do salário-mínimo (+6,97%) desde janeiro.