ExpoApras: Com crescimento de aproximadamente 30% no varejo, Inteligência Artificial foi um dos assuntos do evento | JValério

ExpoApras: Com crescimento de aproximadamente 30% no varejo, Inteligência Artificial foi um dos assuntos do evento

23/04/2024

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O tamanho do mercado global de Inteligência Artificial no varejo deve crescer 31,08% em 2024, segundo pesquisa apresentada pelo portal Fortune Business Insight. Em 2023, o montante foi de US$ 7,14 bilhões, enquanto em 2024 a estimativa é que atinja US$ 9,36 bilhões. Ante essa crescente adoção da IA no setor varejista, o assunto foi um dos temas abordados durante a ExpoApras.

Segundo o cientista e pesquisador de cultura analítica, Ricardo Cappra, que foi um dos palestrantes do evento, uma das principais tendências em Tecnologia da Informação é a AI-Driven, que se refere a uma nova geração de profissionais orientada por inteligência artificial. “No varejo, isso significa utilizar a IA para otimizar processos, desde a previsão de demanda até a personalização da experiência do cliente. A adoção da IA permite que as empresas antecipem tendências, identifiquem padrões de comportamento e tomem decisões mais ágeis com suporte computacional, resultando em operações mais eficientes e um atendimento ao cliente aprimorado”, afirma Cappra.

A paranaense RP Info, que desenvolve soluções em softwares e automação para o varejo, aposta na IA para integração dos setores, análise de indicadores e simulações em tempo real. “Após a pandemia, vimos um grande aumento de varejistas preocupados em implantar tecnologias em suas lojas, motivados por um cenário que mostrou a importância de se manter sempre atualizado e competitivo e por consumidores com expectativas elevadas. No varejo, a maioria das tecnologias envolve o levantamento de dados, mas não basta tê-los, é preciso entendê-los e usá-los a favor do negócio e do consumidor. E é nesta análise dos dados que entra a Inteligência Artificial”, destaca o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento.

Com a IA, o varejo ganha em eficiência e produtividade, enquanto o consumidor se beneficia de uma experiência de compra mais adequada ao seu perfil de consumo. Para Mario Sergio Cortella, que também esteve na ExpoApras, ao contrário do que muitos pensam, a IA não é substitutiva em relação às pessoas que atuam no setor. Ao contrário, ela faz com que haja um ganho de tempo, já que a tecnologia acelera operações e economiza um despejo de energia mental e física. “A Inteligência Artificial, nas novas formatações que agora chega, trará um impacto positivo, se bem utilizada. Você não será substituído por uma inteligência artificial, vai ser substituído quem não souber usá-la. E quem souber usar vai ganhar muito em termos de economia de tempo para se dedicar a coisas que sejam mais de planejamento e estratégia”, acrescenta o filósofo.

Para o presidente da Apras, Carlos Beal, nessa nova era do varejo, impulsionada pela inteligência artificial e inovações tecnológicas, a ExpoApras é essencial para compartilhar conhecimento, conectar especialistas e tornar acessível as últimas tendências do setor. “A feira consegue democratizar o acesso a essas tecnologias e conteúdos, capacitando varejistas de todos os portes a prosperar nesse ambiente dinâmico e competitivo”, completa Beal.

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