ExpoApras: Ricardo Amorim mostra otimismo e vislumbra cenário com aumento no consumo | JValério

ExpoApras: Ricardo Amorim mostra otimismo e vislumbra cenário com aumento no consumo

24/04/2023

Compartilhe essa notícia

Entre as tendências, novidades e cenários apresentados na ExpoApras, que acontece até o dia 20 de abril, o palestrante Ricardo Amorim demonstrou otimismo com a economia nacional. “Mais do que otimismo, a gente está vivendo um momento de oportunidades”. Entre elas, está a aproximação de um momento de queda de taxa de juros e expansão de crédito, o que não é uma realidade no resto do mundo.

 

O economista explicou que, em 2011, a inflação chegava no Brasil antes do que nos demais países. A consequência foi que os juros subiram e frearam a economia e hoje o país sente os impactos dessa freada. “Como a inflação já caiu no Brasil, desde que o congresso aprove o novo arcabouço fiscal, e eu acho que isso vai acontecer, a gente vai ter condição muito em breve de o crédito aumentar e, quanto mais crédito, temos mais gente indo às compras, um país que cresce mais e que gera mais empregos”, destaca.

 

Ele acrescenta que a inflação no Brasil não está baixa em termos históricos, mas que está baixa em relação ao momento que o mundo vive, tanto que está menor que a dos Estados Unidos, coisa que não acontecia há muitos anos. “No ano passado, o Brasil teve menos inflação do que os Estados Unidos e cresceu a mesma coisa que a China. Fazia mais de 50 anos que isso não acontecia, mas as duas coisas no mesmo ano eu não me lembro quando aconteceu. O ponto é que esse ano, provavelmente, veremos a economia acelerando em função da expansão de crédito”.

 

Entre os insights deixados para os empresários supermercadistas, Amorim sugeriu que eles esperem os juros caírem e que estejam preparados para pisar no acelerador quando isso acontecer. “Como a maioria nem está olhando para esta alternativa, eles não estarão prontos. E quem larga na frente leva vantagem. Não digo para fazer antes de acontecer, pois se surgir algum problema no Congresso ou um problema fiscal, isso demorará mais e teremos um período mais difícil no meio do caminho. Então, a questão não é ‘se’, mas ‘quando’”, completa o economista.

 

O presidente da Apras, Carlos Beal, também enxerga o cenário supermercadista de maneira otimista. “O nosso setor é muito resiliente e consegue se adaptar rapidamente às transformações. Neste sentido, a ExpoApras ajuda a trazer as tendências para o futuro e apresenta soluções para que o setor esteja preparado para as oportunidades”.

 

O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em quase 5 mil lojas, gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 60 bilhões em 2021 – 9,9% do faturamento do segmento no Brasil. Segundo o vice-governador do estado, Darci Piana, a feira movimenta diversos segmentos da economia, desde o supermercadista e industrial, até o turismo e prestadores de serviço. “Com a feira, todos saem ganhando. Por isso, temos que agradecer pela qualidade deste evento tão importante para o Paraná”.

Compartilhe essa notícia

Outras notícias