NRF 2024: principais insigths – Por Fátima Merlin | JValério

NRF 2024: principais insigths – Por Fátima Merlin

23/01/2024

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Com o tema, “Make it matter”, aconteceu de 14 à 16 de janeiro a 113ª edição anual da National Retail Federation – Big Show.

Dias incríveis com muito conteúdo relevante, eventos especiais e muito network.

Aqui resumo principais destaques das palestras que participei:

1 – Palestra de abertura com John Furner – além de dar boas-vindas à todos e abrir a NRF 2024, apresentou a grandiosidade do evento através de seus números: mais de 40 mil participantes, 6.200 marcas, mais de 100 países, mais de 1.000 expositores, mais de 190 palestras e mais de 450 palestrantes / painelistas.

Furner trouxe, ainda, um breve overview sobre o cenário atual, sobre o mercado e consumo e reflexões instigantes sobre os desafios atuais, destacando a resiliência e adaptabilidade do setor varejista em buscar “superar” a crise e inovar na arte de atender o cliente. Cito algumas dores:

inflação, taxas de juros elevadas, instabilidade global, instabilidade econômica e política, clima, entre outros;

Adicionalmente, trouxe um pouco da história do WalMart e de sua própria trajetória.

Pensando no lema da Varejo180 (grupo que participo), que é o da #Aplicabilidade, o que a palestra de Furler nos ensinou:

Aplicabilidade: A palavra chave para o sucesso no mundo atual é ADAPTABILIDADE – termos resiliência e uma capacidade continua de inovar e nos adaptarmos a nova era.

2 – Palestra com Michelle Gass, presidente da Levi Strauss & Company -Apresentou seu conjunto de habilidades de liderança para o sucesso e discutiu como planejou acelerar o crescimento e posicionar o futuro deste ícone de 170 anos.

Para acelerar o crescimento concentrou-se nas estratégias atuais e aproveitou o poder da marca com ênfase em tornar-se o destino do estilo de jeans em todos os canais, fomentando a diversificação através dos mercados internacionais.

Para ela, “seja nos maus ou bons momentos, os consumidores tendem a buscar marcas que conhecem e confiam”.

Aplicabilidade: RELACIONAMENTO DURADOURO / CONFIANÇA

Palavras de ordem para o sucesso:

  • Propósito e cultura
  • Poder e valor da marca
  • Ser obcecado pelo cliente
  • Pensamento integrado omnicanal e permeado em todas as áreas
  • Inovação
  • Foco em pessoas
  • Cuidado com a comunidade
  • Bem-estar

Dois pontos me chamaram ainda mais atenção: o primeiro sobre a relevância de se ter o foco nas pessoas envolvendo: “o cuidado com colaboradores e como conduz a comunidade (responsabilidade social e ambiental)”; o segundo sobre atuar na busca do bem-estar (wellness) mesmo sendo uma marca de jeans (life-style) – este último reforça a tese de olharmos para as várias facetas do mundo do negócio buscando parcerias estratégicas, pensar ecossistema e abrir novas oportunidades. Consistência e Coerência entre a ” promessa ” – proposta de valor e a ” entrega” .

3 – Palestra com Raj Subramaniam, CEO FedEx sobre os desafios e oportunidades em torno da excelência na cadeia de abastecimento.

Diante do ambiente atual, hiperdinâmico e com um cliente com novas necessidades, a FedEx está se transformando de uma empresa de transporte numa empresa digital, alimentada pela sua rede de transportes.

Aproveitando sua escala física e conhecimentos específicos adquiridos com a movimentação de mais de 15 milhões de pacotes por dia vem buscando tornar sua cadeia de abastecimento mais inteligentes para todos.

Foco em #ecossistemas de dados colaborativos que visa conectar toda a cadeia de abastecimento, desde a necessidade, ponto de procura até ao ponto de entrega e devolução, garantindo uma experiência consistente do consumidor ao longo de sua jornada.

Aplicabilidade: palavras de ordem que conectam com ações práticas: conquistar a CONFIANÇA de todos os interlocutores (cadeia de abastecimento inteligente permitindo visibilidade, tomada de decisão e capacidades interligadas ao longo de todo o percurso do cliente), INTEGRAÇÃO DA CADEIA e ECOSSISTEMA de dados

Aliás, #ecossistema foi um dos temas que, de algum modo, apareceu presente em muitas palestras proferidas na NRF. E surge como uma estratégia essencial, sendo, o futuro do varejo!

* Entendendo ecossistema de negócios – é um modelo organizacional baseado na integração de diversas frentes apoiado em diferenciais competitivos. Modelo onde várias empresas operam de maneira interconectada para criar valor adicional e oferecer experiência integrada e unificada aos clientes. Pressupõe a integração de canais (on e off), parceiros de logística, serviços de tecnologia, fornecedores, entre outros. PDV como destino único, proporcionando uma experiência integrada, envolvente e resolutiva aos clientes. Palavra de ordem – colaboração. Exemplo brasileiro Localiza com seu ecossistema de mobilidade – vai desde a sua oferta básica de locação de veículos, até serviços de gestão de frotas, venda de seminovos, aluguel por assinatura, etc. Por aqui, visitamos várias lojas com forçca no #ecossistema, destaco PetCo, Ulta Beauty – em breve falarei sobre as visitas técnicas.

4 – Palestra com Matthew Bertucci, Regional Sales Manager, Retail North America Lenovo que apresentou através de casos práticos da própria Lenovo aspectos relevantes de como a IA pode contribuir para a transformação digital do setor, proporcionando experiências físicas positivas que geram fidelidade aos seus clientes nativos digitais.

Afirmou que estamos vivendo uma nova onda de revolução industrial liderada pelo cliente e impulsionada pela tecnologia.

Aplicabilidade: foco em soluções centradas no cliente, ancoradas na adoção de mudanças, na promoção da confiança e no desafio das perspectivas convencionais, questionar sempre o estatus-quo.

5 – Numa palestra intrigante Ian Bailey, Managing Director Kmart Group Australia discutiu o papel da liderança na transformação com o caso da Kmart.

Apontou os principais desafios com ênfase em apostar na clareza de propósito e na inovação (sem cair nos “cantos da sereia”), pilares essenciais base para seu plano estratégico que aliado a uma arquitetura operacional foram os alicerces para transformar seu modelo de negócios, saindo de uma cadeia tradicional de descontos para um varejista inovador, moderno e híbrido.

Ao longo do painel trouxe inúmeras dicas de como superar barreiras e desafiar o status-quo!

Também destacou sua orientação sobre liderança e adoção de soluções tecnológicas para capacitar a organização como um tod.

Aplicabilidade: Criar diferenciais competitivos baseados em vantagens estruturais integradas, cito algumas:

  • Simplificar
  • Coordenar categorias (Gerenciamento de categorias, pensar soluções)
  • Acelerar reconhecimento da marca
  • Experiências de marca coordenada
  • Dados baseados na consistência de fatores

Lema, tornar a vida um pouquinho mais fácil. Foco em escutar o cliente, qualidade do produto a preço competitivo, ênfase em Marca Própria.

Ainda, retirar os excessos e desperdícios da produção e processos, buscar melhorias contínuas, buscar reduzir custo sem abrir mão da qualidade, aumentar a eficiência para repassar a competitividade para o cliente final.

Por fim, destaca a preocupação com o ciclo de vida do produto – da venda até o descarte do cliente de maneira sustentável

6 – Outro painel que mereceu destaque foi este com este trio bem interessante! Primeiro, Christian Becker, Vice President, Retail Technology & Cybersecurity National Retail Federation, fez a abertura contextualizando o tema central sobre a “Reinvenção do varejo através IA generativa”

Principais Insights:

O uso intendo levou a maior atenção dos formuladores de políticas às questões relacionadas à Al e grande incerteza do consumidor

Destacou os princípios que se enquadram em quatro grandes categorias:

– Governança e gerenciamento de riscos

– Engajamento e confiança do cliente

– Aplicativos e uso da força de trabalho

– Responsabilidade do parceiro de negócios

Trouxe a tona inúmeras questões a serem consideradas: – Quem precisa estar envolvido na governança interna da Al? – Quais ameaças emergentes com as quais varejistas precisam se preparar? – Como oferecer um nível adequado de transparência e “explicabilidade” com relação aos seus sistemas de Al voltados para o consumidor? entre outros

E afirma que o que vem a frente:

– Continuar a inovar no uso de Al no varejo

– Manter um forte foco na confiança do consumidor

– Colaborar com o setor em relação às melhores práticas

– Aumentar o envolvimento das partes interessadas e contar a história do varejo sobre as novas oportunidades e o valor comercial proporcionado pelo Al

Na sequência um rico debate com a Anshu Bhardwaj is Senior Vice President and Chief Operating Officer of Walmart Global Technology and Walmart Commerce Technologies

Para ela, sem dúvida, IA surgiu como a maneira mais eficaz de transformarmos dados em valor e a proposta do painel foi apresentar como o Walmart está usando a IA para impulsionar o crescimento e a vantagem competitiva em toda a empresa.

Aplicabilidade traduzidas nas palavras de Anshu Bhardwaj:

Investimento em tecnologia de ponta

Ecossistema aberto

Inter conectividade entre IA, comércio e tecnologia

reconhecimento do uso do IA está convergindo para as mãos dos clientes e das empresas

aplicações de aprendizado de máquina e IA na cadeia de suprimentos

Desafios sair de um varejista omnicanal para um varejista adaptável e adaptativo!

Ser eficiente nas respostas aos clientes mas ir além do trivial. Salientou que com IA o cliente pode ter acesso ao que ele não conhece e nem imagina precisar – pensamento sobre ocasiões de consumo, soluções completas…e óbvio cliente no centro

Destacando o que é IA generativa? A IA generativa (GenAI) é um tipo de inteligência artificial que pode criar uma ampla variedade de dados, como imagens, vídeos e áudio, etc.

7 – Um dos pontos altos do Congresso foi a palestra de Michelle Evans, Global Lead of Retail and Digital Consumer Insights at Euromonitor International com Comércio do Futuro (sala lotada)

O tema “As 5 Grandes Tendências de Consumo para 2024, dados relevantes sobre a presença digital na vida dos consumidores:

  1. Comércio Eletrônico Intuitivo: os shoppers online esperam mais da experiência de comércio eletrônico, e tecnologias emergentes, como a Gen AI, permitem esta entrega – ir além “Quero produtos e serviços que sejam exclusivamente adaptados a mim” “Estou procurando por experiências de compras personalizadas e sob medida”

Aplicabilidade no uso de IA Gen para: Criar campanhas de marketing mais personalizadas e direcionadas Otimizar melhor a cadeia de suprimentos Oferecer recomendações em viagens ou compras Síntese de dados não estruturados e dados estruturados Chatbots que podem imitar as interações humanas Melhorar as descrições e imagens de de produtos Criar sugestões / recomendações de compras

  1. A Influência do TikTok: inspira vídeos virais, mas estão sendo criados pelos usuários sem a participação da marca.

Aplicabilidade Aproveitar o poder das tendências de vídeos virais para influenciar as vendas Capitalizar a influência do TikTok em dados demográficos importantes Elaborar estratégias para quando as plataformas ByteDance se tornarem varejistas formidáveis

  1. ”Outsmart” Online: a certa “ansiedade” econômica e a digitalização estão impactando o comportamento do consumidor Os consumidores estão recorrendo a plataformas on-line para economizar dinheiro, mas as marcas não estão conectadas

Aplicabilidade: Parceria com aplicativos e sites de orçamento Refinar aplicativos e sites próprios para atrair shoppers preocupados com o orçamento Decidir se vai “entrar na briga” ou beneficiar-se de orçamentos não autorizados

  1. “recommerce 2.0 (revenda / segunda mão): a digitalização contínua, aliada às crescentes preocupações e pressões financeiras (inflação) está levando a uma evolução da hashtag#revenda. Sobretudo entre os mais jovens que priorizam valor e sustentabilidade usam itens de segunda mão e pretendem compras ainda mais.

Aplicabilidade Se vocês não atua, reflita sobre de acordo com seus produtos / serviços! Se atua com este novo negócio (segunda mão / revenda), considere entrar ou expandir para o comércio eletrônico em 2024 Simplifique o processo de revenda (segunda mão) para os consumidores Comunicar ativamente as iniciativas de revenda em mensagens de sustentabilidade mais amplas

  1. Processo de Devolução: grande dor dos clientes e diria dos varejistas O processo de devolução deveria ser um elemento fundamental da estratégia pois, é ele que ajuda na estratégia de fidelização do cliente Palavra de ordem: devoluções SEM complicações

Aplicabilidade Encontrar maneiras de lidar com os custos crescentes das devoluções sem prejudicar os consumidores * Oferecer um processo de devolução que seja simples

8 – Outro painel que me chamou atenção foi com o CEO da BJ’s Wholesale, Bob Eddy, e o Presidente da Mars Wrigley North America, Anton Vincent.

O painel versou sobre como estão se adaptando às mudanças na demanda dos consumidores com um forte foco na entrega de valor. Para ambos, entender o papel fundamental das percepções e da experiência do consumidor são fatores chaves!

Trouxe como uma das reflexões a importância das parcerias estratégicas para cultivar a fidelidade do cliente, aumentar a lucratividade e garantir a sustentabilidade de longo prazo no setor de varejo e marcas de consumo.

Aplicabilidade: DESDOBRAR A ESTRATÉGIA EM AÇÕES PRÁTICAS – “garantir as parcerias certas, os produtos certos, os procedimentos certos para oferecer o valor desejado”!

9 – Na sequência, outro painel bem interessante foi a discussão sobre sustentabilidade entre o CEO da PepsiCo Foods North America, Steven Williams e Michael Jeschke, líder de Varejo e Produtos de Consumo da Deloitte Consulting: As seis forças que moldam o futuro:

  1. Mudanças Demográficas: alterações na idade da população, urbanização e dinâmicas familiares.
  2. Avanços Tecnológicos: impacto da digitalização e novas tecnologias no comportamento do consumidor.
  3. Fatores Ambientais: influência das mudanças climáticas e sustentabilidade nas escolhas do consumidor.
  4. Mudanças Sociais e Culturais: diversidade cultural, estilo de vida, saúde e bem-estar
  5. Disrrupção na Indústria: novos modelos de negócio
  6. Mudanças Econômicas: tendências econômicas globais, distribuição de renda e padrões de gastos do consumidor.

Aplicabilidade: Forças com impactos significativas no nosso negócio, exigindo adaptabilidade, conhecimento, dados e inovção.

10 – Outro painel inquietante foi sobre o mercado de luxo – “Luxo reinventado: criando comunidades para compradores da próxima geração” com Bevan Bloemendaal x Chief Brand and Creative Officer, Nelson Worldwide Lisa Contreras – design Director of Bloomingdale’s e Marco Oppici – design Leader, Retail Practice – Nelson Wolrdwide

Principais destaques:

  • importância e capacidade de ouvir o cliente e da intuição e paixão no design
  • confiança e colaboração em todas as frentes – parcerias estratégicas, relacionamento com clientes
  • valor superior, autenticidade e experiências extraordinárias.
  • cultura e propósito

* um olhar sobre ESG – revenda no mercado de luxo

  • flexibilidade, explorar sensações, para layout e design

Aplicabilidade: desenvolver ações práticas, direcionadas, através de parcerias estratégicas, com o cliente no centro para garantir relevância (palavra de ordem)

11 – A palestra show mais esperada, aconteceu no segundo dia da NRF24! Contou com ninguém menos que o ícone do basquete Magic Johnson

Uma palestra repleta de insights valiosos e vivência prática!

Emocionante. Fascinante. Motivadora. Uma personalidade ímpar!

Fenômeno, ícone, mas de uma simplicidade única!

Johnson abriu sua fala trazendo reflexões sobre o impacto do legado de Martin Luther King Jr. (era feriado em comemoração ao seu dia), e sua influência na sua vida profissional e pessoal.

Compartilhou suas experiências muito além de atleta – CEO e empreendedor, filantropo, etc e seu papel enquanto líder.

Seja no esporte como atleta ou no mundo dos negócios, ter clareza de propósito, estratégia consistente e coerente, liderança, planejamento, metas são essenciais.

Ressaltou que todos envolvidos precisam estar conectados, portanto, propósito, objetivos, metas, valores, missão devem estar disseminados de maneira clara e consistente.

Sobre o futuro sugere um “olhar para 3 anos e pensar onde quer estar! A partir daí, elaborar um plano e uma estratégia clara com metas estruturadas Sugere fazermos um SWOT com uma visão 360 (profissional e pessoal)

Adicionalmente, recomendou a busca por mentores para apoio e orientação.

Reforçou o tema sobre a responsabilidade com a sociedade, sobre o fazer o bem a comunidade a qual atua.

Aplicabilidade: resiliênciaadaptabilidadeflexibilidade e resistência, planos e metas claras.

12 – Palestra com o CEO da Ulta, Dave Kinbell

Principais pontos:

  1. Destacou a relevância e significado das Festas de Final de Ano para o mercado que atua: ênfase em presentes e glamour durante esse período.
  2. Resiliência do Consumidor e do Setor de Beleza: indicação de um comportamento de consumo forte, apesar de desafios econômicos como recessão e inflação.
  3. Importância da Inovação e Novidade: enfatizou a busca constante por novos produtos, serviços e experiências no setor. – Destaque para a necessidade de diversidade e experiências inclusivas. – Ecossistema
  4. Utilização da Inteligência Artificial: apresentou exemplos práticos de como a tecnologia é integrada na Ulta Beauty para melhorar a experiência do cliente, incluindo diagnósticos de pele virtuais e provas de cabelo.
  5. Parcerias estratégicas – Ulta Beauty-Target: colaboração com a Target – criação de uma experiência de compra única e ampliação do alcance da Ulta Beauty para um público mais amplo
  6. Marca Própria como diferencial competitivo

Aplicabilidade: Ter clareza na proposta de valor, profundo conhecimento dos seus clientes e suas necessidades, uso de IA para melhorar a experiência do cliente, pensar e atuar em ecossistema, desdobrando esta inteligência em ações direcionadas

12 – Outra palestra que vale destacar foi a conversa entre Ed Stack executivo e chairman da DICK’S Sporting Goods com Matthew Shay presidente e CEO da NRF

Principais pontos da conversa:

Discutiram sobre a trajetória de crescimento da empresa, passando de duas lojas para 800 Foco na importância de ter um negócio viável. Abordaram a origem do negócio, iniciado pelo pai em 1948 e que para crescer e se sustentar:

  1. Visão clara e Equipe forte
  2. Aprendizados com Erros: compartilharam experiências, incluindo dificuldades em 1987 e 1995, destacando que se aprende mais com os erros do que com os sucessos.
  3. Competitividade do Varejo
  4. Envolvimento Social
  5. Importância da Educação Enfatizaram a importância da educação, abordando desigualdades e a necessidade de investir nas futuras gerações.
  6. Orientação ao Cliente
  7. Mudanças no Varejo Aplicabilidade:

Ter clareza de visão e disseminá-la junto a equipe que deve ser forte e bem-preparada

Importância da inovação, da compreensão da cadeia de suprimentos e da tecnologia.

O cliente é de todos – toda a estrutura organizacional deve estar focada no cliente

* Consulte-nos para levar os principais insigths e as aplicações práticas dos temas mais relevantes da NRF 24 para sua equipe. Palestras e Workshops com Fátima Merlin

Fátima Merlin

Fatima Merlin é Sócia Fundadora da Connect Shopper, Fatima Merlin é Conselheira Certificada, Mentora e Palestrante, Master Business em Marketing pela FIA, Economista, Especialista em Gerencaimento por Categoria, Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper.

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