Com o tema, “Make it matter”, aconteceu de 14 à 16 de janeiro a 113ª edição anual da National Retail Federation – Big Show.
Dias incríveis com muito conteúdo relevante, eventos especiais e muito network.
Aqui resumo principais destaques das palestras que participei:
1 – Palestra de abertura com John Furner – além de dar boas-vindas à todos e abrir a NRF 2024, apresentou a grandiosidade do evento através de seus números: mais de 40 mil participantes, 6.200 marcas, mais de 100 países, mais de 1.000 expositores, mais de 190 palestras e mais de 450 palestrantes / painelistas.
Furner trouxe, ainda, um breve overview sobre o cenário atual, sobre o mercado e consumo e reflexões instigantes sobre os desafios atuais, destacando a resiliência e adaptabilidade do setor varejista em buscar “superar” a crise e inovar na arte de atender o cliente. Cito algumas dores:
inflação, taxas de juros elevadas, instabilidade global, instabilidade econômica e política, clima, entre outros;
Adicionalmente, trouxe um pouco da história do WalMart e de sua própria trajetória.
Pensando no lema da Varejo180 (grupo que participo), que é o da #Aplicabilidade, o que a palestra de Furler nos ensinou:
Aplicabilidade: A palavra chave para o sucesso no mundo atual é ADAPTABILIDADE – termos resiliência e uma capacidade continua de inovar e nos adaptarmos a nova era.
2 – Palestra com Michelle Gass, presidente da Levi Strauss & Company -Apresentou seu conjunto de habilidades de liderança para o sucesso e discutiu como planejou acelerar o crescimento e posicionar o futuro deste ícone de 170 anos.
Para acelerar o crescimento concentrou-se nas estratégias atuais e aproveitou o poder da marca com ênfase em tornar-se o destino do estilo de jeans em todos os canais, fomentando a diversificação através dos mercados internacionais.
Para ela, “seja nos maus ou bons momentos, os consumidores tendem a buscar marcas que conhecem e confiam”.
Aplicabilidade: RELACIONAMENTO DURADOURO / CONFIANÇA
Palavras de ordem para o sucesso:
Dois pontos me chamaram ainda mais atenção: o primeiro sobre a relevância de se ter o foco nas pessoas envolvendo: “o cuidado com colaboradores e como conduz a comunidade (responsabilidade social e ambiental)”; o segundo sobre atuar na busca do bem-estar (wellness) mesmo sendo uma marca de jeans (life-style) – este último reforça a tese de olharmos para as várias facetas do mundo do negócio buscando parcerias estratégicas, pensar ecossistema e abrir novas oportunidades. Consistência e Coerência entre a ” promessa ” – proposta de valor e a ” entrega” .
3 – Palestra com Raj Subramaniam, CEO FedEx sobre os desafios e oportunidades em torno da excelência na cadeia de abastecimento.
Diante do ambiente atual, hiperdinâmico e com um cliente com novas necessidades, a FedEx está se transformando de uma empresa de transporte numa empresa digital, alimentada pela sua rede de transportes.
Aproveitando sua escala física e conhecimentos específicos adquiridos com a movimentação de mais de 15 milhões de pacotes por dia vem buscando tornar sua cadeia de abastecimento mais inteligentes para todos.
Foco em #ecossistemas de dados colaborativos que visa conectar toda a cadeia de abastecimento, desde a necessidade, ponto de procura até ao ponto de entrega e devolução, garantindo uma experiência consistente do consumidor ao longo de sua jornada.
Aplicabilidade: palavras de ordem que conectam com ações práticas: conquistar a CONFIANÇA de todos os interlocutores (cadeia de abastecimento inteligente permitindo visibilidade, tomada de decisão e capacidades interligadas ao longo de todo o percurso do cliente), INTEGRAÇÃO DA CADEIA e ECOSSISTEMA de dados
Aliás, #ecossistema foi um dos temas que, de algum modo, apareceu presente em muitas palestras proferidas na NRF. E surge como uma estratégia essencial, sendo, o futuro do varejo!
* Entendendo ecossistema de negócios – é um modelo organizacional baseado na integração de diversas frentes apoiado em diferenciais competitivos. Modelo onde várias empresas operam de maneira interconectada para criar valor adicional e oferecer experiência integrada e unificada aos clientes. Pressupõe a integração de canais (on e off), parceiros de logística, serviços de tecnologia, fornecedores, entre outros. PDV como destino único, proporcionando uma experiência integrada, envolvente e resolutiva aos clientes. Palavra de ordem – colaboração. Exemplo brasileiro Localiza com seu ecossistema de mobilidade – vai desde a sua oferta básica de locação de veículos, até serviços de gestão de frotas, venda de seminovos, aluguel por assinatura, etc. Por aqui, visitamos várias lojas com forçca no #ecossistema, destaco PetCo, Ulta Beauty – em breve falarei sobre as visitas técnicas.
4 – Palestra com Matthew Bertucci, Regional Sales Manager, Retail North America Lenovo que apresentou através de casos práticos da própria Lenovo aspectos relevantes de como a IA pode contribuir para a transformação digital do setor, proporcionando experiências físicas positivas que geram fidelidade aos seus clientes nativos digitais.
Afirmou que estamos vivendo uma nova onda de revolução industrial liderada pelo cliente e impulsionada pela tecnologia.
Aplicabilidade: foco em soluções centradas no cliente, ancoradas na adoção de mudanças, na promoção da confiança e no desafio das perspectivas convencionais, questionar sempre o estatus-quo.
5 – Numa palestra intrigante Ian Bailey, Managing Director Kmart Group Australia discutiu o papel da liderança na transformação com o caso da Kmart.
Apontou os principais desafios com ênfase em apostar na clareza de propósito e na inovação (sem cair nos “cantos da sereia”), pilares essenciais base para seu plano estratégico que aliado a uma arquitetura operacional foram os alicerces para transformar seu modelo de negócios, saindo de uma cadeia tradicional de descontos para um varejista inovador, moderno e híbrido.
Ao longo do painel trouxe inúmeras dicas de como superar barreiras e desafiar o status-quo!
Também destacou sua orientação sobre liderança e adoção de soluções tecnológicas para capacitar a organização como um tod.
Aplicabilidade: Criar diferenciais competitivos baseados em vantagens estruturais integradas, cito algumas:
Lema, tornar a vida um pouquinho mais fácil. Foco em escutar o cliente, qualidade do produto a preço competitivo, ênfase em Marca Própria.
Ainda, retirar os excessos e desperdícios da produção e processos, buscar melhorias contínuas, buscar reduzir custo sem abrir mão da qualidade, aumentar a eficiência para repassar a competitividade para o cliente final.
Por fim, destaca a preocupação com o ciclo de vida do produto – da venda até o descarte do cliente de maneira sustentável
6 – Outro painel que mereceu destaque foi este com este trio bem interessante! Primeiro, Christian Becker, Vice President, Retail Technology & Cybersecurity National Retail Federation, fez a abertura contextualizando o tema central sobre a “Reinvenção do varejo através IA generativa”
Principais Insights:
O uso intendo levou a maior atenção dos formuladores de políticas às questões relacionadas à Al e grande incerteza do consumidor
Destacou os princípios que se enquadram em quatro grandes categorias:
– Governança e gerenciamento de riscos
– Engajamento e confiança do cliente
– Aplicativos e uso da força de trabalho
– Responsabilidade do parceiro de negócios
Trouxe a tona inúmeras questões a serem consideradas: – Quem precisa estar envolvido na governança interna da Al? – Quais ameaças emergentes com as quais varejistas precisam se preparar? – Como oferecer um nível adequado de transparência e “explicabilidade” com relação aos seus sistemas de Al voltados para o consumidor? entre outros
E afirma que o que vem a frente:
– Continuar a inovar no uso de Al no varejo
– Manter um forte foco na confiança do consumidor
– Colaborar com o setor em relação às melhores práticas
– Aumentar o envolvimento das partes interessadas e contar a história do varejo sobre as novas oportunidades e o valor comercial proporcionado pelo Al
Na sequência um rico debate com a Anshu Bhardwaj is Senior Vice President and Chief Operating Officer of Walmart Global Technology and Walmart Commerce Technologies
Para ela, sem dúvida, IA surgiu como a maneira mais eficaz de transformarmos dados em valor e a proposta do painel foi apresentar como o Walmart está usando a IA para impulsionar o crescimento e a vantagem competitiva em toda a empresa.
Aplicabilidade traduzidas nas palavras de Anshu Bhardwaj:
Investimento em tecnologia de ponta
Ecossistema aberto
Inter conectividade entre IA, comércio e tecnologia
reconhecimento do uso do IA está convergindo para as mãos dos clientes e das empresas
aplicações de aprendizado de máquina e IA na cadeia de suprimentos
Desafios sair de um varejista omnicanal para um varejista adaptável e adaptativo!
Ser eficiente nas respostas aos clientes mas ir além do trivial. Salientou que com IA o cliente pode ter acesso ao que ele não conhece e nem imagina precisar – pensamento sobre ocasiões de consumo, soluções completas…e óbvio cliente no centro
Destacando o que é IA generativa? A IA generativa (GenAI) é um tipo de inteligência artificial que pode criar uma ampla variedade de dados, como imagens, vídeos e áudio, etc.
7 – Um dos pontos altos do Congresso foi a palestra de Michelle Evans, Global Lead of Retail and Digital Consumer Insights at Euromonitor International com Comércio do Futuro (sala lotada)
O tema “As 5 Grandes Tendências de Consumo para 2024, dados relevantes sobre a presença digital na vida dos consumidores:
Aplicabilidade no uso de IA Gen para: Criar campanhas de marketing mais personalizadas e direcionadas Otimizar melhor a cadeia de suprimentos Oferecer recomendações em viagens ou compras Síntese de dados não estruturados e dados estruturados Chatbots que podem imitar as interações humanas Melhorar as descrições e imagens de de produtos Criar sugestões / recomendações de compras
Aplicabilidade Aproveitar o poder das tendências de vídeos virais para influenciar as vendas Capitalizar a influência do TikTok em dados demográficos importantes Elaborar estratégias para quando as plataformas ByteDance se tornarem varejistas formidáveis
Aplicabilidade: Parceria com aplicativos e sites de orçamento Refinar aplicativos e sites próprios para atrair shoppers preocupados com o orçamento Decidir se vai “entrar na briga” ou beneficiar-se de orçamentos não autorizados
Aplicabilidade Se vocês não atua, reflita sobre de acordo com seus produtos / serviços! Se atua com este novo negócio (segunda mão / revenda), considere entrar ou expandir para o comércio eletrônico em 2024 Simplifique o processo de revenda (segunda mão) para os consumidores Comunicar ativamente as iniciativas de revenda em mensagens de sustentabilidade mais amplas
Aplicabilidade Encontrar maneiras de lidar com os custos crescentes das devoluções sem prejudicar os consumidores * Oferecer um processo de devolução que seja simples
8 – Outro painel que me chamou atenção foi com o CEO da BJ’s Wholesale, Bob Eddy, e o Presidente da Mars Wrigley North America, Anton Vincent.
O painel versou sobre como estão se adaptando às mudanças na demanda dos consumidores com um forte foco na entrega de valor. Para ambos, entender o papel fundamental das percepções e da experiência do consumidor são fatores chaves!
Trouxe como uma das reflexões a importância das parcerias estratégicas para cultivar a fidelidade do cliente, aumentar a lucratividade e garantir a sustentabilidade de longo prazo no setor de varejo e marcas de consumo.
Aplicabilidade: DESDOBRAR A ESTRATÉGIA EM AÇÕES PRÁTICAS – “garantir as parcerias certas, os produtos certos, os procedimentos certos para oferecer o valor desejado”!
9 – Na sequência, outro painel bem interessante foi a discussão sobre sustentabilidade entre o CEO da PepsiCo Foods North America, Steven Williams e Michael Jeschke, líder de Varejo e Produtos de Consumo da Deloitte Consulting: As seis forças que moldam o futuro:
Aplicabilidade: Forças com impactos significativas no nosso negócio, exigindo adaptabilidade, conhecimento, dados e inovção.
10 – Outro painel inquietante foi sobre o mercado de luxo – “Luxo reinventado: criando comunidades para compradores da próxima geração” com Bevan Bloemendaal x Chief Brand and Creative Officer, Nelson Worldwide Lisa Contreras – design Director of Bloomingdale’s e Marco Oppici – design Leader, Retail Practice – Nelson Wolrdwide
Principais destaques:
* um olhar sobre ESG – revenda no mercado de luxo
Aplicabilidade: desenvolver ações práticas, direcionadas, através de parcerias estratégicas, com o cliente no centro para garantir relevância (palavra de ordem)
11 – A palestra show mais esperada, aconteceu no segundo dia da NRF24! Contou com ninguém menos que o ícone do basquete Magic Johnson
Uma palestra repleta de insights valiosos e vivência prática!
Emocionante. Fascinante. Motivadora. Uma personalidade ímpar!
Fenômeno, ícone, mas de uma simplicidade única!
Johnson abriu sua fala trazendo reflexões sobre o impacto do legado de Martin Luther King Jr. (era feriado em comemoração ao seu dia), e sua influência na sua vida profissional e pessoal.
Compartilhou suas experiências muito além de atleta – CEO e empreendedor, filantropo, etc e seu papel enquanto líder.
Seja no esporte como atleta ou no mundo dos negócios, ter clareza de propósito, estratégia consistente e coerente, liderança, planejamento, metas são essenciais.
Ressaltou que todos envolvidos precisam estar conectados, portanto, propósito, objetivos, metas, valores, missão devem estar disseminados de maneira clara e consistente.
Sobre o futuro sugere um “olhar para 3 anos e pensar onde quer estar! A partir daí, elaborar um plano e uma estratégia clara com metas estruturadas Sugere fazermos um SWOT com uma visão 360 (profissional e pessoal)
Adicionalmente, recomendou a busca por mentores para apoio e orientação.
Reforçou o tema sobre a responsabilidade com a sociedade, sobre o fazer o bem a comunidade a qual atua.
Aplicabilidade: resiliência, adaptabilidade, flexibilidade e resistência, planos e metas claras.
12 – Palestra com o CEO da Ulta, Dave Kinbell
Principais pontos:
Aplicabilidade: Ter clareza na proposta de valor, profundo conhecimento dos seus clientes e suas necessidades, uso de IA para melhorar a experiência do cliente, pensar e atuar em ecossistema, desdobrando esta inteligência em ações direcionadas
12 – Outra palestra que vale destacar foi a conversa entre Ed Stack executivo e chairman da DICK’S Sporting Goods com Matthew Shay presidente e CEO da NRF
Principais pontos da conversa:
Discutiram sobre a trajetória de crescimento da empresa, passando de duas lojas para 800 Foco na importância de ter um negócio viável. Abordaram a origem do negócio, iniciado pelo pai em 1948 e que para crescer e se sustentar:
Ter clareza de visão e disseminá-la junto a equipe que deve ser forte e bem-preparada
Importância da inovação, da compreensão da cadeia de suprimentos e da tecnologia.
O cliente é de todos – toda a estrutura organizacional deve estar focada no cliente
* Consulte-nos para levar os principais insigths e as aplicações práticas dos temas mais relevantes da NRF 24 para sua equipe. Palestras e Workshops com Fátima Merlin
Fátima Merlin
Fatima Merlin é Sócia Fundadora da Connect Shopper, Fatima Merlin é Conselheira Certificada, Mentora e Palestrante, Master Business em Marketing pela FIA, Economista, Especialista em Gerencaimento por Categoria, Varejo, Comportamento do Consumidor e Shopper.