Supermercado tecnológico tem foco na experiência do consumidor | JValério

Supermercado tecnológico tem foco na experiência do consumidor

23/05/2023

Compartilhe essa notícia

Principais tendências, inovações e tecnologias compõem o estande imersivo da RP Info na APAS Show e podem ser replicadas em outros supermercados

 

A RP Info reuniu todas as suas inovações tecnológicas e criou, dentro do estande da APAS Show 2023 um verdadeiro supermercado tecnológico. Denominado de HIPELAB, o espaço apresenta o HIPE Innovation Center – o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo. São três câmeras, sendo uma para realizar o mapa de calor da loja – que detecta a movimentação dos clientes para identificar as rotas e os setores mais e menos movimentados, por exemplo. Outra câmera faz a contagem de pessoas e o reconhecimento facial. Já a terceira é voltada para a gestão de fraudes.

Também está exposto no estande o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente. Outra inovação é o Cupom Verde, uma solução digital que substitui o cupom em papel. Além de ser sustentável, a novidade também oferece praticidade e segurança ao consumidor, já que o arquivo eletrônico tem validade documental para trocas, devoluções e garantias.

Pensando em oferecer mais praticidade ao consumidor, a SigaCred trouxe o Cartão Digital, que dispensa o uso do plástico ao permitir que o cliente pague suas compras via app no celular – basta fazer a leitura do QR Code no ponto de venda. Outra solução é o Sigamatch, um conciliador de cartões de débito, crédito e vouchers, que por ser integrado ao ERP, garante mais agilidade aos varejistas.

Entre as soluções que nasceram no HIPE está a Delphos – uma startup de Business Inteligence revolucionária e com capacidade de análise de dados muito rápida, que roda exclusivamente no Flex da RP Info. A tecnologia extrai os dados do próprio sistema ERP de forma online e oferece a liberdade para o usuário criar relatórios customizados, mesmo sem conhecimentos em TI ou programação.

O sócio e diretor comercial da Delphos, Hernandes Machado, explica que quando o cliente escolhe um produto, na verdade, está escolhendo atributos, como a cor, o sabor e a fragrância. “O software capta esses atributos e a preferência do cliente. Assim, quando o cliente faz uma escolha, o software processa isso e informa o varejista sobre a preferência do consumidor. Com essa informação, cada negócio terá a possibilidade de sugerir compra de produtos específicos e adotar estratégias de acordo com o perfil do consumidor”, completa Machado.

Com a competitividade cada vez maior no mercado, é fundamental inovar e incorporar tecnologias que aumentem a eficiência operacional. “Montamos um estande imersivo para que o visitante possa experimentar as tecnologias e sair com insights para aplicar em seus negócios”, afirma o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento.

Fonte: Super Hiper

Compartilhe essa notícia

Outras notícias