Ypê e Casa dos Ventos celebram parceria e fortalecem energia renovável do Brasil | JValério

Ypê e Casa dos Ventos celebram parceria e fortalecem energia renovável do Brasil

27/02/2024

Compartilhe essa notícia

Ypê e Casa dos Ventos celebram parceria e fortalecem energia renovável do Brasil
Acordo posiciona a Ypê como autoprodutora de energia remota, com eletricidade fornecida pelo Complexo Eólico Rio do Vento, um dos maiores do mundo

Ypê, empresa 100% brasileira e líder em importantes categorias do segmento de higiene e limpeza no país, celebrou parceria com a Casa dos Ventos – protagonista da transição energética e líder brasileira em geração renovável -, por meio de um contrato no valor de aproximadamente R$ 250 milhões na autoprodução remota de energia renovável.

A eletricidade será fornecida pelo Complexo Eólico Rio do Vento, localizado no Rio Grande do Norte, com 1.038 MW de capacidade instalada, energia suficiente para evitar a emissão de aproximadamente 2 milhões de toneladas de CO2 por ano na atmosfera.

A parceria, com duração até 2039, posiciona a Ypê como acionista do empreendimento e figura a marca como autoprodutora de energia remota. Nesse modelo, a geração e consumo de energia ocorrem em locais diferentes na qual toda energia é enviada para rede elétrica para ser transportada para o consumo, a partir de uma estrutura de distribuição ou transmissão do SIN (Sistema Interligado Nacional). “Estamos dando um importante passo para a autoprodução de energia renovável, suprindo aproximadamente 40% do nosso consumo de eletricidade. A ação nos ajuda a avançar nessa agenda de reduzir o impacto ao meio ambiente e a garantir segurança energética, em linha com a nossa missão de contribuir para a construção de um mundo cada vez melhor”, diz Gustavo de Souza, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Ypê.

A autoprodução de energia renovável vem se firmando como o modelo mais eficiente para viabilizar a transição energética de grandes empresas, pois garante, além da descarbonização, previsibilidade e economia de custos. “Essa parceria é mais um passo em direção à redução de emissões de CO2 do Brasil, e que permite viabilizar, inclusive, produtos ainda mais sustentáveis para os consumidores. Além disso, confere o protagonismo da Ypê na gestão da sua energia e impulsiona a jornada da neutralização de emissões das atividades da empresa”, explica Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.

Sobre a Ypê

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê tem uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais seis unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO), Itapissuma (PE), Extrema (MG). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 7.400 colaboradores. A empresa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, e reconhecida por duas vezes consecutivas como Empresa Pró-Ética [2020-2021/2022-2023] pela Controladoria Geral da União (CGU). Exporta para cerca de 15 países da América Latina, Ásia e África e ainda detém as marcas Atol, Assolan, Tixan, Perfex, Flor de Ypê, Siene e Action Ypê.

Sobre a Casa dos Ventos

Somos a principal protagonista na transição energética do Brasil, atuamos na geração, comercialização, implantação e operação de ativos e somos líder no segmento de soluções customizadas para impulsionar a descarbonização de empresas de diferentes setores.
Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Em janeiro de 2023, firmamos uma joint venture com a TotalEnergies para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio verde e derivados, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.
Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes e contribuindo para acelerar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.

 

Compartilhe essa notícia

Outras notícias