Laurent Freixe, CEO global da Nestlé, comentou que: “Em um contexto macroeconômico desafiador e em um ambiente de consumo moderado, alcançamos um sólido desempenho em 2024, em linha com a nossa última estimativa. O crescimento orgânico foi de 2,2%, com retorno ao crescimento real positivo de 0,8%, ambos se fortaleceram no segundo semestre. O fluxo de caixa livre aumentou para 10,7 bilhões de francos suíços, e o Conselho propõe um aumento do dividendo por ação para 3,05 francos suíços.
Temos um plano estratégico claro para acelerar nosso desempenho e nos transformar para o futuro. Aumentar o investimento para impulsionar o crescimento é fundamental para o nosso plano. Isso significa oferecer produtos de qualidade e sabor superiores com um valor imbatível, ampliando nossas plataformas e marcas vencedoras, acelerando o desenvolvimento de nossas ‘grandes apostas’ em inovação e cuidando dos produtos de baixo desempenho. Estamos criando o combustível para esses investimentos em crescimento por meio do nosso novo programa de redução de custos de três anos, no valor de 2,5 bilhões de francos suíços. Já apresentamos um bom progresso e garantimos mais de 300 milhões de francos suíços em economias para 2025.
A partir de 2025, esperamos que nossas ações impulsionem um crescimento orgânico das vendas, com uma margem de lucro operacional subjacente menor no curto prazo, à medida que investimos para crescer. Embora haja incertezas macroeconômicas, vemos muitas oportunidades à nossa frente e temos a estratégia, os recursos, o pessoal e o time para concretizá-las.”
Destaques financeiros
Progresso e perspectivas operacionais e estratégicos
Perspectiva para 2025 inalterada
Revisão e perspectivas operacionais e estratégicas
Crescimento e investimento
Em 2024, o crescimento orgânico da Nestlé foi de 2,2%, com precificação de 1,5% e crescimento real de 0,8%. Esse retorno ao crescimento real positivo ocorreu apesar da demanda moderada do consumidor em muitos mercados, incluindo a hesitação do consumidor em relação às marcas globais ligadas às tensões geopolíticas, bem como as ações tomadas para reduzir o estoque do cliente. O crescimento orgânico foi de 2,1% no primeiro semestre (H1) e 2,3% no segundo semestre (H2), com crescimento de 0,1% no H1, crescendo para 1,4% no H2.
O crescimento orgânico de 2,2% foi afetado por uma desaceleração no crescimento das categorias e pelo nosso próprio desenvolvimento abaixo do mercado. Temos foco claro em acelerar o crescimento das categorias e melhorar nosso desempenho de participação de mercado em 2025 e no médio prazo. Uma parte importante da forma como conseguimos isso é concentrando nossa alocação de recursos em nossos melhores impulsionadores de crescimento: escalonamento das plataformas e marcas vencedoras existentes; aceleração do lançamento de nossas “grandes apostas” em inovação; e criação de novos mecanismos de crescimento para capturarem as tendências emergentes dos consumidores.
Considerando o nosso desempenho de participação de mercado, em 2024 ganhamos ou mantivemos a participação em aproximadamente metade de nossas células de negócio por número, mas em menos da metade de nossas células de negócio por valor de vendas. A maior parte das perdas de participação de mercado do Grupo foi impulsionada por 18 células de negócio importantes com baixo desempenho que, em conjunto, representam aproximadamente 21% das vendas do Grupo. Estamos executando nossos planos de ação para cada célula em ritmo acelerado e vendo alguns sinais iniciais de melhoria.
Um elemento fundamental para melhorarmos o nosso desempenho é o fortalecimento de nossas propostas de valor para consumidores e clientes. Estamos investindo cada vez mais para oferecer produtos com sabor e qualidade superiores, valor imbatível, visibilidade marcante e comunicação de marca irresistível. A competitividade da precificação é uma prioridade no contexto do ambiente de inflação alta para determinadas commodities, principalmente café e cacau. Estamos adotando uma abordagem ágil para repassar os aumentos de custos dos insumos e investindo seletivamente em precificação, conforme nos concentramos na restauração da competitividade. Para fortalecer a comunicação das marcas, estamos intensificando os investimentos e melhorando a eficiência e a eficácia. Os gastos com publicidade e marketing como porcentagem das vendas caíram de 9% em 2019 para um mínimo de 6,6% no segundo semestre de 2022; em 2024, subiram para 8,1% e planejamos aumentar ainda mais, para 9% até o final de 2025.
Eficiência e produtividade
Em nosso Capital Markets Day, em novembro de 2024, anunciamos um novo programa de redução de custos de três anos que denominamos Fuel for Growth (Combustível para o Crescimento), que se soma às iniciativas existentes de eficiência de custos. Nossa meta é economizar 2,5 bilhões de francos suíços em custos na execução do novo programa até o final de 2027, e essa economia será usada para financiar um investimento maior em crescimento.
Espera-se que o programa Fuel for Growth gere uma economia anual de 0,7 bilhão de francos suíços em 2025, 1,4 bilhão de francos suíços em 2026 e 2,3 bilhões de francos suíços em 2027. Até o final de 2027, esperamos ter alcançado a economia total de 2,5 bilhões de francos suíços. Em 2025, 300 milhões de francos suíços das economias terão impacto apenas neste ano, e os outros 400 milhões de francos suíços serão economias recorrentes que reduzirão a base de custos de forma contínua. Mais de 300 milhões de francos suíços da economia de custos de 0,7 bilhão de francos suíços esperada para 2025 já foram garantidos.
Aproximadamente três quartos da economia total no Fuel for Growth virão do setor de compras, e o restante virá de eficiências operacionais e investimentos comerciais. No setor de procurement, as economias mais significativas virão da gestão de fornecedores e compras com base em IA, da consolidação e integração de gastos e da expansão e automação do e-sourcing. Considerando eficiências operacionais e investimentos comerciais, as principais iniciativas incluem a revisão dos modelos operacionais, assim como oportunidades em fabricação e logística. Espera-se que os ganhos em economia de procurement e investimentos comerciais sejam alcançados com custos limitados; as eficiências operacionais incorrerão tipicamente em custos pontuais de aproximadamente duas vezes a economia anual.
Essas economias do programa Fuel for Growth se somam a mais de 1 bilhão de francos suíços por ano de eficiências contínuas das iniciativas do programa Nestlé Continuous Excellence.
Fortalecimento das nossas bases
O sucesso da Nestlé depende do alinhamento e do desempenho no mercado e, para isso, as pessoas são fundamentais. 2024 foi um ano importante de mudanças em nossa liderança. Nossa nova equipe de liderança agiu rapidamente para alinhar e reorientar a nossa organização. Simplificamos a estrutura do Grupo e reorganizamos a Nestlé Waters e as bebidas premium em um negócio global e autônomo. Isso foi complementado pela introdução de uma estrutura de gestão de desempenho mais alinhada – nosso “Plano Diretor Operacional” – para aumentar o desempenho em todo o Grupo e impulsionar o ritmo de desempenho em toda a organização. Também aceleramos nossa transformação digital à medida que nos tornamos uma empresa conectada em tempo real e de ponta a ponta, alimentada por dados e inteligência artificial.
Operar de forma sustentável é uma base importante para a Nestlé, e fizemos progressos em várias áreas. Em especial, entregamos nossa meta de redução de emissões de gases de efeito estufa para 2025 um ano antes do planejado, além de termos alcançado grandes progressos em nossa agenda de agricultura regenerativa.
Perspectiva
Nossa orientação para 2025 está em linha com a perspectiva que apresentamos no Capital Markets Day, com a entrega acelerada de eficiências de custo compensando os recentes aumentos nos preços das principais commodities, especialmente café e cacau. Em 2025, espera-se que o crescimento orgânico das vendas melhore em comparação com 2024, fortalecendo-se ao longo do ano conforme continuamos a cumprir com nossos planos de crescimento. Espera-se que a margem UTOP seja igual ou superior a 16% à medida que investimos para crescer. Nossa perspectiva é que não haverá mudanças significativas nas principais variáveis macroeconômicas.
Nosso objetivo continua sendo o de proporcionar um crescimento superior, sustentável e lucrativo. No médio prazo, esperamos que o crescimento orgânico das vendas seja de 4% ou mais em um ambiente operacional normal, com margem de lucro operacional subjacente de 17% ou mais.