Na produção de uma cerveja, é necessário que a cervejaria enfrente vários processos e cuidados, desde o campo até o copo, para que o produto final possa ser apreciado. Em meio a múltiplas transformações químicas e biológicas, ao longo de vários dias, a indústria monitora centenas de variáveis com alto nível de precisão, que determinam e influenciam na consistência do sabor, no volume de produção e no uso de recursos.
Para alcançar metas de sustentabilidade, reduzir o consumo de energia na fabricação, ter flexibilidade no mercado consumidor competitivo e manter os melhores níveis de qualidade no processo de produção, a Ambev contratou a iSystems para implementar o Leaf. A aplicação patenteada usa recursos de Inteligência Artificial (IA) para analisar centenas de dados por segundo e enviar comandos em tempo real para os equipamentos alcançarem pontos ótimos de operação, controlando as variáveis do processo, garantindo que operem com eficiência máxima e atinjam os melhores patamares possíveis.
Hoje, mais da metade das cervejas da Ambev no Brasil passam por pelo menos uma tecnologia de indústria inteligente da iSystems. Entre os resultados estão 70% de redução do desvio padrão da taxa de evaporação de brassagem e 4% na redução do consumo de energia das plantas com a aplicação do Leaf, que atua em 76 equipamentos.
De acordo com Rodrigo Furriel, Coordenador da Cervejaria do Futuro at Ambev, com o Leaf, é possível garantir o processo, sabendo que no final terá o melhor resultado. “Antes dessa tecnologia, era como se fizéssemos os controles olhando pelo retrovisor, ou seja, depois do processo concluído, o time fazia análise dos resultados e aplicava correções para o próximo ciclo”, afirma.
Danilo Halla, Co-CEO da iSystems, ressalta que a maior eficiência na indústria é um propósito da empresa. “O Leaf utiliza IA para o controle inteligente de processos, atuando em cada setor de forma personalizada. A ferramenta possibilita uma redução da variabilidade, além de uma economia de tempo e dinheiro, possibilitando que os equipamentos das usinas funcionem sempre dentro das melhores condições operacionais”, completa. |