Case Supermercados Molini’s Sucessão baseada em um legado de ética, dedicação e generosidade | JValério

Case Supermercados Molini’s Sucessão baseada em um legado de ética, dedicação e generosidade

27/02/2023

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Algumas heranças ultrapassam os limites financeiros e algumas pessoas têm o dom de passar pela Terra e deixar um rastro de boas memórias. Assim foi com José Carlos Molini, o fundador da rede de supermercados Molini’s. Com uma infância muito humilde, era uma pessoa movida pelo trabalho honesto e princípios muito definidos – herança que deixou para a sua filha Ana Carla Molini, que hoje está à frente dos negócios da família e toca a empresa com a mesma garra e paixão do pai.

José Carlos Molini faleceu vítima de Covid em 2021, mas deixou uma marca em cada pessoa que cruzou o seu caminho, além de um legado de bons exemplos.

Ana sempre esteve ao lado do pai nos negócios da família e teve a oportunidade de aprender diariamente, sempre assistindo de camarote à vida do pai. Assim que se formou em direito, surgiu uma oportunidade de expansão para o grupo e, antes de concretizar o negócio, José Carlos Molini perguntou à filha se ela tinha interesse em atuar como advogada ou se iria se dedicar à sucessão e aos negócios da família. Ela escolheu a rede Molini, que desde então não parou mais de crescer e de conquistar os consumidores com a qualidade do atendimento, produtos e preços baixos.

Como tudo começou

A visão empreendedora e visionária de José Carlos Molini o levou ao caminho do comércio. Ele já teve um bar, foi sócio de uma oficina mecânica e teve uma padaria em sua cidade natal, em Ribeirão Claro. Ele decidiu buscar novas oportunidades na cidade de Jacarezinho, mas sempre focado no ramo de panificação. Ele encontrou um ótimo terreno na cidade em um ponto excelente, mas que não tinha sido vendido até então porque a proprietária era uma senhora de idade que não tinha para onde ir. Ele nunca se intimidou por um desafio e decidiu comprar e iniciar a construção da sua tão sonhada padaria.

Uma história que merece ser contada é sobre a relação que foi construída entre ele e a antiga proprietária do terreno. Como ela não tinha para onde ir após a venda, ele permitiu que ela continuasse morando em uma das casas do terreno e iniciou a construção na outra parte. Ali, ele ganhou uma amiga e ela um fiel escudeiro. O empreendimento virou um sucesso na cidade e ele sentiu a necessidade de ampliar para o outro espaço do terreno. Para isso, ele alugou uma nova casa para a senhora. E assim foi até o final da vida dela, com o José pagando o aluguel e cuidando dela.

E foram histórias como essa que moldaram o caráter da Ana, que se emociona com a imensa bagagem de aprendizado que teve com seu pai. E como um dos seus lemas era dar sempre o seu melhor, independentemente do que fizesse, a padaria passou a atender a cidade toda.

Entrada no ramo supermercadista

Quando abriu a sua padaria, não imaginava que acabaria entrando para o ramo de supermercados. A oportunidade de ingressar no setor supermercadista surgiu em 1994 com uma proposta de venda do Super Norte. Ele ficou em dúvida porque nessa época já distribua pão na cidade inteira e a sua ideia era montar uma indústria de pães. Ele até chegou a dúvida da sua capacidade para gerir um supermercado, mas como um bom visionário foi atrás do Sebrae e fez uma pesquisa, que constatou que as pessoas iam para fora de Jacarezinho para fazer compras. Então, ele viu que o campo era grande para atender essas pessoas e começou a estudar, investir e buscar conhecimento. O empresário acabou se apaixonando por supermercado e decidiu continuar investindo no ramo.

Depois, comprou o antigo cinema da cidade e abriu o seu segundo supermercado. Então, comprou um barracão de café e abriu uma loja menor, com menos itens para compras menores e mais de conveniência, porém, o sucesso foi tanto que as pessoas passaram a pedir que o empreendimento virasse um supermercado para poderem fazer suas compras completas. Até hoje, a loja tem todo o mix da rede e mesmo com 12 anos continua moderna.

Após estar com uma padaria e três supermercados em Jacarezinho, a vontade de expandir a empresa não parou, mas a cidade já tinha ficado pequena para o tamanho dos seus sonhos. Ele percebeu que Santo Antônio da Platina não tinha um supermercado na região central e, então, comprou o espaço onde era um antigo clube da cidade. Com totó o respeito à tradição e à história da cidade, ele reformou o local preservando as características históricas do prédio. Foi antes de abrir esta loja que ele perguntou à Ana se ela tinha o desejo de seguir os negócios da família.

Mesmo que antes ela já estivesse presente na empresa, foi depois desta loja que ela passou a ser ainda mais atuante na gestão e nas tomadas de decisão. Aliada a essa parceria de sucesso entre pai e filha, está a positividade da matriarca Teresa, que incentiva as pessoas ao seu redor a lutarem pelo que desejam e a nunca duvidarem de suas capacidades.  E essa positividade era fundamental em cada nova oportunidade de expansão, em que ela os incentivava a não ter medo, como na abertura da loja de Cornélio Procópio e de Santo Antônio da Platina.

Inclusive, a oportunidade de entrar em Santo Antônio da Platina foi quando a rede Avenida decidiu sair do Paraná. Eles queriam vender as suas duas lojas para o grupo Molini’s, que só tinha interesse em adquirir uma. Mas a Teresa novamente incentivou a família a não ter medo de desafios e as duas lojas foram compradas.

O carisma do José Carlos em suas negociações criou uma rede de amizade pelo caminho – um dos legados deixados para Ana. Os proprietários da rede Avenida, por exemplo, continuam sendo grandes amigos da família. “Quando preciso de informações sobre o setor ou de conselhos sobre assuntos relacionados à gestão, costumo conversar com eles, que me atendem com muito carinho e cordialidade”, confidencia Ana.

Nascimento de um novo sonho

Após tantas aquisições de supermercados já existentes, José Carlos Molini tinha um grande sonho de construir uma loja do zero, um supermercado conceito que utilizasse toda a sua experiência para se tornar referência para o segmento. E a cidade escolhida para realizar este sonho foi Jacarezinho. O empreendedor fez todo o projeto da loja, que virou mais uma semente plantada de suas inúmeras realizações como empresário. Infelizmente, ele faleceu antes da inauguração, mas Ana compartilhava do mesmo sonho que o pai e canalizou todo o seu foco para a finalização da obra.

“A inauguração da loja do sonho dele lotou e parou a cidade. Foi uma homenagem a ele. Depois dessa, já inaugurou mais uma, na cidade de Cornélio Procópio”.

O sangue empreendedor e visionário do pai pulsava em suas veias e foi determinante para a superação de muitos desafios. “Foi um privilégio poder ver e aprender com meu pai por todos os dias da minha vida e carrego comigo os mesmos princípios que o guiavam”, destaca a empresária.

Ela conta que a perda do pai foi um baque imensurável, mas que a sucessão já vinha sendo realizada no dia a dia de trabalho. “Ele sempre me incentivava a tomar decisões e me questionava sobre o que eu faria se ele não estivesse ali. Essa vida de aprendizado é o que me dá segurança”.

Segundo Ana, a empresa ainda está em fase de sucessão e que tudo está sendo realizado em meio ao luto, mas que ela se sente responsável por uma grande família de 600 colaboradores que precisam da sua força, fé e resiliência. “A minha missão é continuar o trabalho dele, então pedi a Deus a sabedoria do meu pai para tocar a empresa e continuar firme neste propósito. Assim, tive que levantar e lidar com o luto sabendo que tinham pessoas que dependiam de mim”.

Planos para o futuro

Após a perda do pai, Ana preferiu focar em planos a curto prazo por um tempo. Agora, ela pretende ampliar a perspectiva para o futuro e começar a pensar já no longo prazo.

Segundo a empresária, o objetivo é continuar crescendo, dentro de um plano de expansão. Além disso, a empresa pretende reestruturar as lojas já existentes com melhorias e modernizações. Para o ano que vem, a ideia é abrir uma nova loja para chegar em 2024 com um total de 10 supermercados.

No início dos negócios, José Carlos Molini optou por dar um nome diferente para cada loja que abria. Já faz um tempo que a estratégia mudou e que todos os supermercados passaram a se chamar Molini’s. Por isso, outro objetivo para o futuro é continuar fortalecendo a marca Molini’s e fazer a diferença nas regiões em que a empresa atua e na vida das pessoas que estejam relacionadas de alguma forma com o negócio, entre eles os clientes, colaboradores e fornecedores.

E para tudo isso se concretizar, Ana segue com a certeza de o legado do pai jamais será esquecido. “Ainda sinto ele muito presente em minha vida e tenho certeza de que ele continuará presente de diversas formas”, conclui.

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